Paula Previato Roja - Psicóloga - CRP 06/36321

Como serão nossas sessões:

 

Normalmente marcamos um encontro inicial, no qual poderei conhecer e ouvir os motivos pelos quais você deseja iniciar uma psicoterapia. O encontro inicial costuma durar entre 1h e 1h30. Esclarecerei sobre métodos e técnicas de trabalho, duração das sessões e do tratamento todo, acordaremos honorários, definiremos o dia e hora das sessões, principalmente será o momento em que você poderá expor todas as questões que o levam a buscar ajuda profissional.

 

Para formar um bom vínculo entre paciente e terapeuta é importante que haja regularidade, com encontros semanais, dia e horário marcados. A sessão é também momento reservado para um encontro do paciente consigo, destinado a possibilitar que os pensamentos, sentimentos, emoções, medos, angústias, aflições, preocupações sejam trazidos, numa elaboração paulatina e processual, à consciência. É impossível, portanto, definir quanto tempo durará um processo terapêutico. Além disso, os ritmos, necessidades, objetivos e metas dizem respeito à singularidade de cada indivíduo.

 

As sessões propiciam o encontro e o cuidado de si.  Quando se fecha a porta do consultório, começam a se abrir as portas do inconsciente. Nele, é permitido que tudo seja dito, que os sentimentos sejam expostos, sem crítica moral, para que suas formas e conteúdos sejam analisados. É um local em que todos os pensamentos são possibilitados, revelados, trazidos à luz. O consultório funciona como uma panela, um vaso alquímico, onde muitos elementos são colocados e transformados em outra coisa, outro elemento que surge da combinação de todos os anteriores. Esta elaboração pode demorar semanas, mas oferece nova forma de se perceber, de se enxergar e lidar com velhas dificuldades.